Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Justiça Federal garante licença maternidade à companheira de mulher grávida.

Publicado por Dallyla Alves
há 3 anos

A 17ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco – JFPE deferiu mandado de segurança com tutela de urgência para garantir o direito à licença-maternidade para professora cuja companheira, com a qual mantém união estável homoafetiva, está grávida de mais de oito meses de gestação, decorrente de procedimento de inseminação artificial.

O juiz federal responsável pela ação determinou, ainda, que a instituição de ensino, que tinha negado o direito administrativamente, tem o prazo de dez dias para conceder à licença-maternidade à autora da ação.

“Dessarte, longe de ser um direito assegurado à mãe, a licença-maternidade visa ao bem-estar do infante, que, como visto, merece absoluta prioridade e proteção integral. Assim, mesmo que a impetrante não seja a gestante, há que ser resguardado o direito da criança de ser por ela acompanhada e cuidada”, ressaltou o magistrado.

Ele afirmou, ainda, que é inadmissível discriminar a mãe gestante daquela não gestante e que essa distinção é vedada pelo artigo 1.º, § 2.º, do Provimento 52/2016 (que dispõe sobre o registro de nascimento e emissão da respectiva certidão dos filhos havidos por reprodução assistida). Ou seja, “nas hipóteses de filhos de casais homoafetivos, o assento de nascimento deverá ser adequado para que constem os nomes dos ascendentes, sem haver qualquer distinção quanto à ascendência paterna ou materna”.

Fonte : IBDFAM

https://www.ibdfam.org.br/noticias/7875/Justi%C3%A7a+Federal+garante+licen%C3%A7a+maternidade+%C3%A0...

  • Sobre o autor"O meu trabalho é fazer com que a Justiça seja vencedora."
  • Publicações46
  • Seguidores43
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-garante-licenca-maternidade-a-companheira-de-mulher-gravida/1109233519

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)