Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

TJRS reconhece dupla maternidade ainda na gestação; juiz destacou "direito à felicidade e ao amor"

Publicado por Dallyla Alves
há 3 anos

No Rio Grande do Sul, um casal de mulheres poderá registrar o filho fruto de inseminação artificial caseira antes mesmo do nascimento do bebê. A decisão, proferida pelo 1º Juizado da Vara Cível do Foro da Restinga, garante a inclusão de ambas no registro do filho, além do direito às demais repercussões jurídicas e sociais de um casal que espera uma criança, como inclusão em plano de saúde, acompanhamento pré-natal e assistência no parto.

Na ação declaratória de maternidade, as mulheres alegaram que estão juntas há quatro anos e detalharam a intenção de ter um filho. Conforme o relato, elas encontraram o doador, com quem tiveram apenas um contato, por meio de uma rede social.

Na decisão, o juiz Osmar de Aguiar Pacheco declarou: “Sendo a inseminação heteróloga a única viável em uniões homoafetivas, cumpre analogicamente aplicar a regra do artigo 1597, III, do Código Civil, presumindo-se a paternidade ou maternidade quando do método artificial, quer assistido ou não em ambiente clínico”.

“Contudo, o fundamento da República da dignidade da pessoa humana e a previsão da família como base da sociedade a ensejar a especial proteção estatal, previstos respectivamente nos artigos , III, e 226, caput, da Constituição Federal exigem tratamento isonômico e inclusivo de todas as fórmulas familiares concebidas a partir das relações de afeto e solidariedade. É o que se pode resumir como o direito à felicidade e ao amor, base de qualquer ordenamento jurídico verdadeiramente justo”, diz um trecho da sentença.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJRS) bdfam.org.br/noticias/8949/TJRS%20reconhece%20dupla%20maternidade%20ainda%20na%20gestação;%20juiz%20destacou

  • Sobre o autor"O meu trabalho é fazer com que a Justiça seja vencedora."
  • Publicações46
  • Seguidores43
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações82
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrs-reconhece-dupla-maternidade-ainda-na-gestacao-juiz-destacou-direito-a-felicidade-e-ao-amor/1287584207

Informações relacionadas

Camila Guerra, Advogado
Notíciashá 3 anos

Filho fruto de inseminação caseira deve ser registrado com nome das duas mães, decide TJ/RS

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia,

seria possível informar o número do processo?

Estou atuando em um caso semelhante e essa jurisprudência seria de grande valia.

Saudações, grato. continuar lendo